Introdução do IGTV! Instagram Vai Substituir o Youtube?

por - julho 17, 2018


Introducing IGTV! This Replace Youtube?

Hoje tragos finalmente um post aqui ao blog! ahah
Eu sei que tenho andado um pouco desaparecida por aqui, mas fiquei sem computador então a única forma de vir aqui criar conteúdo para vocês, é indo através do computador do meu namorado.

Tenho andado também ocupada a tratar dos últimos planos para as férias e até estou a pensar em criar alguns videos para vocês relacionados com o tema de hoje!


Mas bem vamos lá então ao que interessa...
Hoje venho falar vos do tão falado IGTV, a nova ferramenta do Instagram.

Quando a ferramenta apareceu muita gente estava confusa e não percebia ao certo qual era a finalidade dela, o que me fez fazer na altura uns instastories a explicar vos tudo (se não me segues por lá, aproveita para o fazer ahah).
Já pelo youtube, muitos ficaram em pânico já a pensar que o instagram ia acabar lhes com o "ganha pão" ou que lhes fizesse apenas ter menos views. Já que a fama do Mike Krieger, criador do instagram, é acabar com outras apps ahah

Introducing IGTV! This Replace Youtube?

Afinal o que é o IGTV?

O IGTV é um canal em conjunto com a vossa conta, e tem o objectivo de criarem videos por 9:16 (videos na vertical, tal como nos stories). Porém estes videos serão mais longos, tendo entre 10/15 minutos, apesar de contas maiores e verificadas poderem carregar até 60 (porém os de 60 min têm de o carregar através do pc).

E tal como no youtube, podem criar uma capa específica para o vosso vídeo ou escolher uma parte do vídeo em si, tal como escrever uma legenda e titulo.
Depois de carregarem o vosso vídeo através do telemóvel só o conseguem editar através do computador (mudar o título e legenda).
Se quiserem carregar um vídeo como "rascunho" e publicar mais tarde, também o podem fazer, mas mais uma vez terão de aceder ao vosso pc.

Agora, e quem é que pode aceder ao vosso canal?
Pois bem, toda a gente que vos segue está automaticamente a seguir vos no canal, a privacidade só altera se tiverem conta privada ou pública. E tal como no youtube, também têm direito a terem acesso a estatísticas de videos que carreguem, essas estatísticas são privadas, mas os comentários, likes e views são públicos.

O IGTV não tem um tipo de pesquisa para procurarem por vídeos tal como no youtube, ao entrarem aparece vos os últimos videos dos vossos seguidores e os que estão em "alta", que por norma são de influencers com um grande público.

Quanto ao money, já há rumores de que o instagram está a ponderar monetizar os vídeos de forma aos criadores de conteúdo receberem dinheiro, porém até agora nada.
Direitos de autoria nas músicas, não vos posso dizer muito quanto ao assunto porque o meu primeiro vídeo tem música sem copyrigth, e não encontrei nenhuma informação sobre o assunto.
No entanto, acredito que por agora (mais tarde talvez coloquem) o IGTV não tenha esse tipo de restrições.


Introducing IGTV! This Replace Youtube?




O que acho desta nova ferramenta?

Para quem me acompanha através do instagram, percebeu logo que não achei muito "correto" o facto de todos os perfis terem a oportunidade de criar canal no instagram ahah
Isto porquê? Se a pessoa tem conta pessoal é porque não é criadora de conteúdo, ou seja, vai criar um canal porque razão? Sem falar de que são essas pessoas que carregam videos totalmente random (e muitas vezes da autoria de outros, tal como já vi acontecer).

O instagram é a app que mais dá benefícios a contas maiores e desta vez foi criar uma ferramenta sem restrições nesse aspecto, o que acaba por "poluir" um bocado a ferramenta em si.
Se o IGTV realmente for monetizar os videos de forma a recebermos dinheiro com eles, ai vai se instalar o caos, se começar a pagar a qualquer um também ahah

No geral gostei bastante da ferramenta, vai dar a oportunidade a muitos criadores de conteúdo de explorar mais o vídeo em si, principalmente aqueles que tinham "medo" de começar no youtube e só se mantinham pelas fotos e blogs.
No entanto penso que eles têm de fazer algumas alterações para o IGTV começar a "prender" mais a atenção.

Quanto ao facto de o IGTV poder ou não "acabar" com o youtube, não acho que aconteça, isto por  muita gente (incluindo me a mim mesma ahah) preferir assistir a determinados videos na horizontal e o tempo de vídeo no youtube ser muito maior. Para quem é youtuber pode se aproveitar bastante desta ferramenta para dividir o público com conteúdos diferentes nas diferentes plataformas.
É preciso é criatividade!



E por falar em criatividade, em breve trago vos post a explicar vos como usarem o IGTV a vosso favor, editarem e gravarem os vossos videos através do telemóvel, entre outras coisas.
Não se esqueçam de seguir o blog para não perderem nada!

Introducing IGTV! This Replace Youtube?


Por hoje é tudo, espero que tenham gostado!
Deixem abaixo nos comentários o que acharam do post e digam me a vossa opinião quanto a esta nova ferramenta. Já lhe estão a dar uso?

You May Also Like

4 comentários

  1. Já tinha ouvido falar nas notícias e vejo lá o icone, mas confesso que nunca utilizei, talvez um dia... Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já lhe dei uso, só não gosto de entrar pelo icon por ir diretamente para videos de outras pessoas...

      Eliminar
  2. Eu quando vi isso também achei um pouco mau toda a gente poder criar mas acho que vai ser revolucionadora!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, mas acho que para isso acontecer deviam de alterar algumas coisas e ter mantido a exclusividade ahah

      Eliminar

Tens uma opinião a dar? Deita-a cá para fora nos comentários!