Sugar Wax Recipe (arabic beauty secret)

por - setembro 29, 2018

vector de pernas na banheira

Olá! Hoje para compensar a minha ausência no blog, trago vos algo bastante antigo, natural e muito utilizado no Egipto.

Já sabem que costumo trazer alguns beauty secrets por aqui, por isso não é nenhuma novidade este tipo de posts para quem me acompanha no blog. No entanto se caíste aqui de paraquedas, aconselho te a visitares os posts abaixo, podem também te interessar:

Coconut Oil - benefits for hair
Whiten Your Teeth At Home (my secret)
Beauty Tricks Using Talc Powder

Vamos lá então matar a vossa curiosidade do assunto de hoje...

O que vos trago como já devem ter previsto pelo titulo do post, não é nada mais nada menos do que uma receita de cera depilatória caseira! (já tinha mostrado pelo meu instagram)

Andava eu desesperada, antes de ir de férias com o meu namorado por me ter esquecido algures da minha maquina de cera e de comprar recargas, quando tive a excelente ideia de procurar alternativas caseiras. Isto porque antigamente é obvio que a mulher já se depilava, no entanto, como?

Tanto procurei, que encontrei a solução para o meu problema, a Sugar Wax (bastante utilizada também na arábia e conhecida por Halawa).


Decidi trazer vos um post todo dedicado a esta receita porque já não troco esta cera por nada! É super fácil de se fazer (apenas demorada) e é toda com ingredientes que temos em casa, e que não custam os olhos da cara.

frasco de mel

Receita da Sugar Wax:

- 2 chávenas de água
- 2 chávenas de açúcar branco (sim, só pode ser feita com este açúcar!)
- 2 colheres de sumo de limão (ou meio limão espremido)


Preparação:

1º Coloquem dentro de uma panela todos os ingredientes que referi acima.
2º Levem a panela então ao lume, e este deve de estar sempre brando porque estamos a lidar com açúcar e ao mínimo descuido pode queimar.
Aviso já que para a preparação devem de ter muita paciência porque não é um processo super rápido, demora e devem de estar sempre atentos à cor.

3º Mexam sempre sem parar a mistura na panela (sim vão ficar cansados, mas no final compensa).
4º Passado algum tempo devem notar que a água vai começar a ferver e criar bastante espuma, não se preocupem que esse é o sinal de que em breve a vossa cera estará pronta.
Quando começarem a notar espuma, tenham atenção à cor que a água juntamente com o açúcar irá criar!

5º Devem de apagar o lume somente quando estiver uma cor meio acastanhada/dourada no fundo, não deixem ficar mais escuro porque além de poderem queimar tudo, a cera irá ficar com uma consistência diferente, e não irá dar para ser trabalhada tão facilmente.
6º Coloquem a cera no recipiente que desejarem (desde que não derreta a altas temperaturas e que consigam colocar a aquecer no microondas).
Agora é só deixar arrefecer a vossa sugar wax!


Dica: dependendo das áreas que pretendem depilar e do vosso gosto pessoal, podem ou não usar bandas para puxar a cera da pele, e se não tiverem nada em casa também as podem criar!
Criei as minhas utilizando restos de tecido que a minha avó tinha por casa, cortando os em tiras retangulares.
Apenas têm de escolher um tecido que não seja elástico e não se preocupem que depois é só lavar que sai toda a cera e pêlos.


aplicação de cera de açúcar para depilação


A sugar wax dá para ser utilizada de duas maneiras diferentes, apesar de eu apenas a ter utilizado da maneira mais comum na nossa cultura. Na Arábia as mulheres usam da forma que lá é tradicional (imagem abaixo), em que fazem uma bola de cera e usam essa mesma bola para depilar TUDO (eu não quis ter tanto trabalho então acabei por não experimentar dessa forma).

cera de açúcar na axila

Logo que a cera esteja a uma boa temperatura, podem começar a depilar as zonas que desejarem, e sim, podem usar em TODAS as zonas (zona púbica, buço, pernas etc).
Eu utilizei os pauzinhos de gelado em madeira para espalhar nas zonas que pretendia e deu super certo! Quando a cera ficar muito dura é só voltarem a aquecer no microondas.

Devo de referir que se é a primeira vez a usarem este tipo de cera, é bem provável que se queimem bastante ao inicio, e quem tem pele sensível é provável que note a pele mais vermelha do que na depilação com a cera comum.


O que achei durante e depois da depilação:

É certo que se vão fazer tudo sozinhos (receita e depilação em si), irá demorar bastante e provavelmente irão escapar vos alguns pelinhos por não serem a mulher elástica.
Tal como disse no inicio do post, não troco esta cera (a não ser mais tarde por laser) porque além de ficar super barato, não é necessário outras pessoas terem de ver o meu corpitxo, e é uma cera natural.

Já referi que não suja nada e não vos deixa com a pele a colar?
Ou seja, se deixares cair cera seja em que superfície for, basta usares água que a sugar wax dissolve e desaparece.

Durante a primeira vez queimei me bastante (nada ao ponto de ficar com pele manchada claro), e a nível de dor ao puxar, não senti que fosse mais ou menos dolorosa do que cera comum (este tipo de depilação tem fama de ser a mais dolorosa, idk). Em algumas zonas até senti que fosse menos dolorosa para falar a verdade, mas isso também vai de cada pessoa.

Os pêlos saem todos pela raiz e notei que pela primeira vez a minha depilação durou os dias que eram suposto (eu sou a tipica pessoa que se fizer a depilação com outros métodos, em 3 dias já tem pêlos novamente). É suposto durar em torno de 1 semana e realmente durou!

Passado então o tempo limite, notei os meus pêlos visivelmente mais fracos e houve zonas nas pernas que ainda nem tinha nascido nada. O que me faz acreditar que se ao fazer esta depilação com bastante frequência, muitos deixem de se notar.


//

Agora quanto aos prós e contras de se fazer a depilação usando a sugar wax...

Prós:

- a cera esfolia a vossa pele
- a pele não cola
- a depilação dura
- é uma cera completamente natural

Contras:

- o cheiro poderá ser um bocadinho desagradável para algumas pessoas (eu pessoalmente não fiz grande drama)
- poderá haver pessoas com pele muito sensível que não consigam utilizar a sugar wax
- se não tiverem a panela de cera que a deixa quente enquanto é utilizada, vão ter de a aquecer várias vezes no microondas até acabarem a depilação

//


E chegamos ao fim!
Digam me nos comentários o que acharam do post, se já experimentaram esta cera ou se já tinham ouvido falar sobre o assunto.
Se ainda não seguirem o blog e gostaram do conteúdo, aproveitem também para o fazer <3




You May Also Like

5 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar mas fiquei bastante curiosa para testar :D

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  2. Fiquei super curiosa para experimentar!
    Obrigada pela sugestão :)

    Sweetie

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com vontade de experimentar até porque eu também sou das pessoas que em dois dias também já tem pelos! Obrigada pelas dicas ;)

    ResponderEliminar

Tens uma opinião a dar? Deita-a cá para fora nos comentários!