Sim, Eu Tenho Um Implante Contracetivo

por - abril 19, 2018

Contraceptive Implant

Este é um post que já andava para ser publicado desde há bastante tempo, mas que
acabava sempre por colocar de parte.
Sim, eu tenho um implante contraceptivo, está quase a fazer 3 anos e hoje é sobre ele que venho aqui falar.

Já tinha colocado a questão há uns tempo pelo meu Twitter e recebi tanto perguntas, como raparigas frustradas por eu o usar, e a frustração das mesmas era por falta de informação.
Devido a isso pensei imediatamente neste post.
Desta vez coloquei pelo meu Instagram a questão, e a maioria teve interesse no assunto, por isso aqui estou eu, à 01:00 a escrever tudo para vocês.

Vamos lá então começar!

Eu não sou médica como devem calcular, e também já não me lembro de muita informação sobre o implante, porque já lá vão quase 3 anos com ele (aliás, eu tenho de o ir trocar nos próximos meses).
Mas venho aqui contar vos a minha experiência de como é que foi todo o meu processo, porque até pode parecer estranho, mas não são apenas pessoas de 20 anos com dúvidas, há muitas raparigas com mais idade, com bastantes dúvidas e receios.

Uma das grandes razões de eu ter colocado o meu implante foi o facto de eu não querer ter filhos, e sim, eu não quero realmente ter nenhum filho (eu sei que estou a ir contra as regras impostas pela sociedade, porém o pipi é meu e eu é que sei que uso lhe quero dar ahah).
Como já andava a tomar a pílula há bastante tempo, e caso não saibam, a pílula tem efeitos não lá muito agradáveis se for usada durante muitos anos, decidi então trocar por algo com mais eficácia e que não me desse dores de cabeça com os típicos "esquecimentos". Quem é que nunca se esqueceu de tomar a pílula? ahah

Foi então que falando sobre o assunto numa consulta, a minha médica me disse por onde é que eu poderia optar. Claro que o implante foi o que me chamou mais à atenção, mesmo tendo de ser colocado dentro do braço (por norma é isto que assusta toda a gente de o colocar, e acho que muito sinceramente eu devo ter sido a única a "estar nas tintas" para o  processo, eu queria era não ter filhos ahah).

Se estão já a pensar que me abriram o braço logo ali e me enfiaram o implante lá para dentro, podem já tirar dai as ideias ahah.
O processo para a colocação do implante passa por terem de assinar um compromisso até ao teste de gravidez para se poder avançar. Devo referir que um implante contraceptivo tem a duração de 3 anos e só pode ser retirado antes do tempo, se der algum problema na mulher ou se a mesma quiser engravidar.

Feito tudo o que é necessário, lá fui eu para a consulta onde iria colocar o meu querido implante.
Levam anestesia, que doí como o caraças e só depois é que espetam directamente na carne a maquineta onde ele se encontra.
Se eu senti dor? Somente na anestesia, depois o processo é muito rápido e simples.

Para quem tem uma vida sexual bastante activa com o namorado isto é a melhor escolha a se fazer, já que o nível de eficácia é de 99%, e é algo que está 24h sobre 24h no nosso organismo. Claro que nas primeiras semanas em que colocam têm de ter cuidado porque o vosso corpo ainda está no processo de adaptação, mas a partir daí podem estar completamente descansadas.

Algo que vos devo também avisar é que por norma estes implantes fazem as mulheres ganharem peso. Se forem magrinhas podem não ganhar, mas se já tiverem tendência para engordar é algo que tem muito mais chances de acontecer (mas não quer dizer que aconteça!) e no que toca ao acne, não faz efeito, por isso vão ganhar umas quantas borbulhinhas.

Passado os 3 anos, se quiserem colocar outro, podem obviamente, e se não quiserem podem sempre voltar a tomar a pílula que não tem problema. O processo de troca de implante é feito por um pequeno corte que vos vão fazer no local onde ele ficou alojado (na parte lateral de dentro do vosso braço), puxado para fora, e colocado o novo (que é exactamente o que eu irei estar a fazer daqui a pouquíssimo tempo ahah), depois levam pontos se necessário, e está feito.


Ora bem, durante este tempo todo o que é que eu achei?

Posso vos dizer que foi a melhor escolha que fiz devido a poder estar descansada no que toca a alguma gravidez indesejada, a única coisa que não me agradou muito foi somente o facto de ter começado a ter algum acne, que era algo que eu não estava de todo habituada por já usar a pílula há bastantes anos. Quanto ao peso, eu era muitoooo magrinha, também devido à depressão que tinha e só agora (já perto da altura de retirar o implante) é que ganhei algum peso, mas nem sei ao certo se foi devido ao implante.
Estou neste momento já a acabar o prazo do primeiro e depois vou substituir por outro, porque para mim isto bate a pílula completamente.

Se vão sentir o implante no braço? Só vos vai fazer uma ligeira impressão na primeira semana, com o passar do tempo já não dão por ele. Ele não é visível, e pode mudar de sitio com o passar do tempo, principalmente se houver o tal aumento de peso que referi acima, mas não tem problema, só irá custar mais a sair quando for a altura para tal acontecer.

Espero não me ter esquecido de referir nada muito importante, se o tiver feito peço desculpa, mas tal como referi no inicio deste post, eu já não me recordo de tudo detalhadamente porque não o coloquei propriamente ontem ahah


Por hoje é tudo, espero que tenham gostado do post e que vos tenha sido útil e esclarecedor de alguma maneira. Já sabem que gosto sempre de saber a vossa opinião aqui no blog, por isso não se esqueçam de deixar o vosso comentário.
Se tiverem dúvidas, deixem abaixo que irei responder a tudo, como sempre faço! <3

You May Also Like

12 comentários

  1. Eu pessoalmente acho que continuo com a pílula. Faz-me um bocado de confusão esse implante sou sincera ahah já agora qual o preço do mesmo?
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é gratuito, pelo menos na altura em que coloquei o meu, era :)

      Eliminar
  2. Posso dizer que já tinha ouvido falar bastante bem, mas nunca foi uma coisa que deu para pensar colocar, mas gostei bastante da tua opinião
    Beijinhos
    Novo post (Novo post de Compras) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste tipo de posts informativos, ainda mais quando são assuntos não tão falados!

    beijinhos
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom abordar temas que não são falados normalmente! Bastante informativo.

    Beijinhos
    Travel, Tips & Lifestyle

    ResponderEliminar
  5. Super interessante o tema, temos que falar destes assuntos para nos elucidarmos umas às outras!!

    FAZ AS TUAS PERGUNTAS: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/q-5-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Fiquei curiosa com este método, os esquecimentos da pílula são mesmo uma dor de cabeça.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom Virgínia, coloca a dúvida numa consulta com o teu médico ou médica para que te possam esclarecer dúvidas e vejam se é o mais indicado para ti :)

      Eliminar

Tens uma opinião a dar? Deita-a cá para fora nos comentários!