As Coisas Que Não Te Contam Sobre Ser Fotógrafo

por - novembro 24, 2017

mulher com máquina fotográfica e café na mão
Aposto que estão fartos de ver contas de Instagram de fotografia ou até mesmo ser contactados por essas mesmas contas e pensarem "isto até eu faço, e aposto que vou ganhar bastante dinheiro".
É por isso que hoje estou aqui para vos contar aquilo que vocês não sabem sobre ser realmente um(a) fotografo(a).

Toda a gente pensa que para esta profissão (porque sim, isto é uma profissão) basta comprar uma máquina super cara, criar uma página no Facebook ou uma conta no Instagram.
E que é só esperar que as pessoas vos contactem e estejam dispostas a pagar por fotos à toa.

Meus caros, a realidade da situação não é bem essa, lamento informar.

Para que percebam realmente o que quero dizer com isto, vou dar vos um exemplo bastante comum, bloggers. Toda a gente quer ter um blog porque pensa que é fácil e que vai ganhar milhões, o mesmo acontece com a fotografia hoje em dia.


Aposto que nunca te contaram que:

  • Fotografia não é fácil
Esta é a parte cliché, porque afinal de contas, todo o mundo pensa que é a coisa mais fácil da vida. Que é só ter uma máquina, clicar no botão, passar para o telemóvel e meter no vsco um filtro brutal, para de seguida bombar no instagram. Se pensam que as coisas funcionam assim, desistam já ahah

livros de fotografia numa mesa
  • É preciso estudar muito até te tornares um excelente fotografo
Esta vocês também não sabiam, aliás basta perguntarem à maioria dos fotógrafos, tanto no Facebook como no Instagram se eles estudaram fotografia para estarem a cobrar por sessões fotográficas. A maioria deles ou mente ou não estudou foi nada ahahah
Eu falando por mim mesma, estudei, não completei o meu curso devido a motivos pessoais mas não foi o facto de não o ter acabado que me fez parar de estudar, continuei por mim mesma.
E hoje em dia vendo o meu percurso, posso realmente dizer que sei do que estou a falar, e o que estou a fazer, além de notar diferenças brutais nos meus registos fotográficos.
Um fotografo tem de estar sempre a aprender para poder evoluir.

  • É um trabalho bastante difícil por vezes
Sim fotografia é um trabalho como todos os outros e precisa de ser feito por alguém com paixão e olho para a coisa. Não estamos em casa, de rabinho sentado em frente ao pc só para ser giro, passamos horas em frente a ele a tornar as fotos excelentes. Nem sempre o tempo está perfeito para as fotos que estavam previstas, serem feitas daquela maneira, temos de improvisar a situação.
Nem sempre o cliente escolhe locais que nos agrada e no tratamento de imagem temos de dar tudo para que fique do nosso agrado e do cliente. Tal como também existem clientes que não respeitam a profissão e marcam as coisas para depois já não quererem, ou seja deu trabalho para nada.

material fotográfico organizado no chão
  • Não basta ter dinheiro e comprar o material mais caro da loja
O pessoal pensa que precisa de comprar a máquina mais cara e que é através disso que se vai tornar fotografo de excelência, igual ao fulano tal que é super conhecido e ganha muito bem.
Fulano tal já tem anos e anos de carreira, estudou, foi melhorando, e posso garantir que não comprou logo ao inicio uma máquina de mil e tal euros, nem 20 objectivas diferentes.
A foto só será realmente boa se a pessoa por trás tiver um bom olho, a máquina só irá registar o que a pessoa por trás vir.

  • O fotografo não faz os horários que quer
Mais uma vez, o fotografo não está em casa sentadinho à espera do dia de amanhã.
É muito provável que enquanto o cliente está a dormir em casa, ou a passear com os amigos, o fotografo esteja sentado durante horas a trabalhar nas suas fotos para poder cumprir a data de entrega.
Não é que tenha de estar em casa fechado sem ver a luz do dia ahahah

máquina fotográfica a flutuar no ar
  • Demora anos para se ser um fotografo realmente bom 
Voltando à parte de que e preciso se estudar. Vocês até podem tirar um curso de 3 ou mais anos e no fim pensarem "é agora que sou profissional e vou ficar rico". Tirem daí as ideias novamente.
Num curso vocês vão aprender e estudar a fotografia no geral mas não vão aprofundar as coisas na totalidade. Não é em poucos anos que vão ser profissionais a editar e muito menos a fotografar.
Além de que cada fotografo tem a sua maneira de registar o seu ponto de vista e de tratar das suas fotos, coisa que num curso vocês não podem explorar muito, ou é da maneira que vos mandam fazer, ou chumbam ahah

casal no mato
  • Fotografia não é só capturar momentos bonitos
Sim tudo bem, o fotografo vai lá, fotografa o casal a dar uns beijinhos e está perfeito, é tudo feliz (também não é bem assim ahah). Mas o que quero dizer é que o fotografo tem a capacidade de conseguir capturar pormenores, ângulos, conseguir capturar a beleza daquela pessoa de uma maneira diferente.
Aliás, se eu for fotografar uma modelo juntamente com outro fotografo, cada um vai captar aquela pessoa de maneiras totalmente diferentes, esteja a modelo triste ou feliz, porque a minha maneira de ver as coisas nunca é igual há de outra pessoa.

mapa de viagens com material fotográfico
  • Fotografia não é só trabalho
Se querem ser fotógrafos apenas pelo dinheiro deixem que vos diga que fotografia não é algo muito bem pago, principalmente se forem freelancers.
E se apenas querem ser para cobrar por fotos, e só pegam na máquina para trabalho, então acho que trabalhar com fotografia é algo que não seja para vocês, e têm de aceitar isso.


Sim, eu estou aqui a estragar esse vosso sonho de ficarem ricos a fazer sessões fotográficas em modo automático e sem saberem sequer editar uma foto ahahah


No entanto espero que este post vos tenha sido útil de alguma forma, que tenham gostado acima de tudo e não se esqueçam de seguir o blog.
Digam me nos comentários o que acharam!
Achavam que fotografia era para todos? Que era realmente muito fácil?

You May Also Like

14 comentários

  1. A fotografia é uma paixão minha desde pequenina, ainda estou longe de ser profissional mas identifico-me bastante com alguns pontos. Keep up with the great work sweetheart!

    https://strawberryafternoons.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que nunca achei a profissão de fotógrafo fácil! Aprendi algumas coisas com o teu post! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Como em tudo na vida é preciso se gostar e se ter dedicação.

    Beijinhos, A Namastê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, e muito mais quando envolve algo relacionado com arte!

      Eliminar
  4. Sempre quis tirar um curso de fotografia e nunca tive a oportunidade, quem sabe um dia :)

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    GIVEAWAY #8 | CHIADO EDITORA

    ResponderEliminar
  5. Gostei deste post, concordo a 100% contigo.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso do post querida! Eu gosto de fotografia desde pequena (acho que é de família) e tirei um curso em que incluía fotografia. Não é fácil, existem imensas técnicas e estamos sempre aprender. Felizmente não me considero fotografa, nem criei uma página no facebook xD Gostava de dedicar mais tempo para aprender, para mim é tão bonito *-*

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Daniela!
      Não é fácil mesmo, pena que nem todos conheçam a verdadeira realidade ahah

      Eliminar
  7. tens toda a razão! Já estudei fotografia e bem sei que não é suficiente! È preciso muito estudo e dedicação!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Também já estudei a área por isso é que alertei para o facto de não ser suficiente :)

      Eliminar

Tens uma opinião a dar? Deita-a cá para fora nos comentários!