What is the media kit? You need to create?

by - outubro 24, 2017

Media Kit
Hoje o post é dedicado a todos os influencers!
Vejo muita gente nas redes sociais com alguma dificuldade em perceber o que é um media kit, para que serve e o que contém, por isso hoje o post é dedicado somente a isso.
Trabalhas com redes sociais ou pretendes trabalhar? Então este post é para ti.

Media kit

O que é afinal um media kit?

Um media kit é como um currículo mas de vocês e do vosso blog, canal ou instagram
(sim, ele não serve apenas para bloggers).
Tem o objectivo de ajudar tanto as marcas, como vocês mesmos a encontrar/contactar parcerias da forma correcta, além de fazer essas mesmas marcas olharem para vocês com outros olhos.

O que deve conter um media kit?

Se forem a pensar como uma empresa, o que acham que vos interessava saber da pessoa que estão a contactar, para iniciarem uma parceria/colaboração? É por esta lógica que devem de pensar antes de entrarem em contacto com TODAS as marcas, que é, perceberem o que podem oferecer à mesma.

Deve conter todas as informações relevantes para que saibam como trabalhar com vocês, se lhes interessa ou não os vossos serviços, e até para perceberem que tipo de parceria é melhor para ambos.
Vocês até podem ter 80.000 seguidores seja em que rede social for, que não vos vai garantir NADA, principalmente se esses seguidores forem falsos. (apesar de muitas marcas só se interessarem por números e não por bom conteúdo)
Todas as marcas são diferentes mas todas querem o mesmo, ou seja, exposição para gerar mais vendas, e é importante saberem se a pessoa em questão consegue fazer isso através do seu público, seja ele pequeno ou não.

Quando é que devo criar o meu media kit?

Muita gente tem esta pergunta na cabeça mas a verdade é que não há um tempo exacto para ele ser criado, eu só criei o meu primeiro media kit em 2016, ou seja passado 6 anos de ter o meu blog e só este ano é que decidi criar um melhor e personalizado, tal como eu o queria.
Se criaste um blog há pouco tempo mas sabes que tens bons números para apresentar, então porque não criar já?
Lembrem se que o media kit é para tornar o que vocês fazem em algo muito mais profissional, e as próprias marcas levarem o vosso trabalho a sério, seja ele num blog ou canal.
Óbvio que não é algo obrigatório de se ter, se por exemplo a pessoa não quiser trabalhar realmente com o seu blog.


Em baixo deixo então o que deve conter cada media kit para os interessados.


Media kit para blogs:

  • total de seguidores do blog
  • total de visualizações por mês
  • total de visitas de novos users
  • total de seguidores em outras redes sociais (em que vocês são mais presentes, apenas)
  • que tipo de parcerias/colaborações aceitam
  • preços dos vossos serviços
  • que tipo de público têm (idade e sexo)
  • países que mais visitam o blog
  • breve descrição sobre vocês
  • breve descrição sobre o vosso blog
  • marcas com que já trabalharam
  • contacto e morada
  • data da última actualização do media kit

Media kit para instagrams:

  • total de seguidores
  • que tipo de público têm (idade e sexo)
  • países que mais visitam a vossa conta
  • total de likes por mês
  • total de comentários por mês
  • breve descrição sobre vocês
  • breve descrição sobre o conteúdo da vossa conta (por ex. se for moda, etc)
  • preços dos vossos serviços (por ex. 20$ por uma foto patrocinada)
  • marcas com que já trabalharam
  • fotos em que têm mais engajamento
  • contacto e morada
  • data da última actualização do media kit

Media kit para youtubers:

  • total de subscritores
  • total de seguidores nas outras redes sociais
  • total de visualizações por mês
  • total de pessoas que subscrevem por mês
  • breve descrição sobre vocês
  • breve descrição sobre o vosso canal
  • marcas com que já trabalharam
  • que tipo de público têm (sexo, idade)
  • países que mais visualizam os vídeos
  • contacto e morada
  • data da última actualização do media kit
Em baixo têm um pequeno exemplo que fiz, muito simples e rápido de um media kit para bloggers. Só para terem uma ideia do que fazer e como fazer.

Media Kit

Como é óbvio, depois que criarem o vosso media kit têm de o ir actualizando, e o melhor é isso ser feito mensalmente, mas se forem preguiçosos como eu, de 3 em 3 meses. (para quem usa apenas o youtube ou instagram tem obrigatoriamente de o fazer mensalmente)
Tenham atenção ao número de páginas que criam para o vosso media kit, nenhuma empresa vai ler 20 páginas ou mais. Criem no máximo 3/4 páginas e nada de testamentos, sempre resumos.


Por hoje é tudo, espero que tenham gostado do post e que vos tenha sido útil.
Se quiserem aprender a fazer um media kit personalizado como o meu AQUI, deixem nos comentários para que seja esse o próximo post aqui no blog.
Beijinhos!

You May Also Like

6 comentários

  1. Gostei imenso do post, foi super útil para quem está a começar neste mundo imenso como eu! Depois de ouvir tanto falar de media kits finalmente consegui entender para que servem por isso tenho que te agradecer!
    Acho que seria interessante fazeres o post sobre o media kit personalizado, vou ficar a aguardar (:
    Beijinho

    VERIATION | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post :) espero um dia vir a precisar de fazer um.
    Um beijinho

    https://amaria-do-mar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião, é sempre importante.