beauty hair

Mistakes that damage your hair

junho 05, 2017N E U Z A A L E X A

Pinterest

Eu aposto que muitas de vocês cometem alguns erros no que toca aos cuidados com o cabelo e para que isso deixe de acontecer hoje trago-vos um post sobre erros que se comete no que toca ao cabelo e que realmente o danificam.
Eu não tinha cuidado nenhum com o meu e acreditem que pequenas coisas podem fazer a diferença.
Muitos dos erros que vou referir eu própria ainda os cometo (o da água a ferver não dá para deixar de fazer) apesar de saber o mal que fazem.



Vamos começar pelos erros cometidos no banho:


1. Lavar todos os dias o cabelo: Se são como eu que gosta de tomar banho a ferver deixem-me que vos diga que isso causa queda de cabelo e estimula a oleosidade também, por isso seja inverno ou verão tentem ao máximo lavar o vosso cabelo com água morna (aposto que nunca se perguntaram de porquê que no cabeleireiro não vos lavam a cabeça com água muito quente).
Já lavar todos os dias faz com que o vosso cabelo perca os seus óleos naturais e protecção.
Eu sendo sincera lavava o meu todos os dias porque não suporto sentir que o cabelo está a querer ficar oleoso mas devemos lavar a cada 2/3 dias o que para mim é impossível por isso lado dia sim, dia não.

2. Utilizar sempre o mesmo champô e amaciador: Eu sei que muita gente diz que o cabelo não se habitua aos produtos mas é mentira, é óbvio que sim e vocês podem fazer até a experiência de usar durante X tempo os mesmos produtos e depois trocar para ver a diferença. E porquê que isto acontece? Os produtos que usamos sempre começam a deixar resíduos nos fios do nosso cabelo o que faz com que deixem de fazer "efeito" por isso é que é importante ir alternando.

3. Colocar amaciador/condicionador na raiz do cabelo e exagerar: O amaciador é para ser usado somente nas pontas do vosso cabelo, ao colocarem na raiz irá tapar os vossos poros o que vai originar a caspa, cabelo mais fraco e aumento da oleosidade. Também nada de colocar o amaciador e depois não o retirar com a água, sei que há muita gente que por incrível que pareça faz isto porque pensa que vai ficar mais suave. Não vai. 


Erros cometidos depois do banho:


1. Escovar o cabelo ainda molhado: Quem não faz né? Porém o cabelo quando está molhado ele é muito frágil e ao escovar vamos acabar por partir bastantes fios, além de que pode afectar a raiz também, o que vos fará ter mais queda de cabelo. Portanto nada de pentear o cabelo durante o banho e fora dele devem de usar um pente de dentes largos, começando por escovar sempre das pontas para a raiz com calma.

2. Não usar protector de calor: Eu desde que comecei a usar realmente noto diferença e não é preciso gastarem quase 10€ num protector de calor, o meu custou me à volta de 4€ no supermercado (em breve falarei dele num outro post).
Antes de usarem qualquer coisa no vosso cabelo que seja quente (tanto secador como chapa, etc) nunca se esqueçam de usar protector para evitar agredir os fios.

3. Usar demasiado o secador de cabelo e chapa: Cada tipo de cabelo é diferente por isso também aguentam temperaturas diferentes, por exemplo, cabelo fino não precisa de um secador nem de uma chapa com uma temperatura muito elevada. Ao secarem o cabelo devem de manter uma distancia de 30cm da cabeça para evitar danos nos fios, além de que vão estar a estimular a oleosidade se assim não o fizerem. Também nunca coloquem o secador na temperatura máxima, sempre na média.

4. Prender o cabelo molhado: Eu tenho um vicio enorme de fazer isto confesso mas isso danifica bastante o cabelo além de que se o couro cabeludo ficar muito tempo molhado pode criar caspa, fungos e deixa a raiz fraca o que causa a queda de cabelo. (acreditem que causa mesmo queda porque eu realmente perco imenso cabelo)

5. Usar a prancha no cabelo ainda molhado: Já cheguei a cometer este erro também porque estava sem tempo, não estava com paciência para secar o cabelo na totalidade e fui armada em inteligente esticar o cabelo com a parte de trás ainda úmida. (Agora acho que já há uma chapa que dá para esticar o cabelo úmido) O que é que acontece ao fazerem isto? Queimam o vosso cabelo logo e a única solução é o irem cortar.

6. Secar o cabelo com a toalha: Toda a gente faz isto mas o que ninguém sabe é que causa o "maravilho" frizz. O que devemos fazer é secar o cabelo numa camisola de algodão ou então usar a toalha na mesma mas em vez de esfregar mos, pressionamos apenas sobre os fios de cabelo para retirar o excesso de água.

Pinterest

No que toca a cabeleireiros e em casa:


1. Pentear o cabelo com muita força: Serve a mesma regra do cabelo molhado que referi lá em cima com a diferença de que no cabelo seco usamos uma escova em vez do pente mas nada de escovar de forma agressiva.

2. Não hidratar/ Hidratação exagerada: É importante que hidratem o vosso cabelo pelo menos 1x por mês, porém devem ter atenção aos produtos que contenham silicone que quando usados em excesso fazem com que o vosso cabelo fique tudo menos brilhante e com ar saudável.
Para quem quer proteger o cabelo, recuperar pontas espigadas e ainda ganhar brilho tem de experimentar o spray de que falei AQUI. 

3. Não querer cortar o cabelo: Esta então é o que eu mais faço, principalmente quando tinha o cabelo gigante e tinha pavor de ir cortar só as pontas. Portanto têm de começar a meter os "medos" de lado porque o tempo médio de um corte de cabelo é até 3 meses, a partir daí as pontas começam a abrir e o cabelo a ficar mais quebradiço. Eu sei que muita gente compra produtos para pontas espigadas a pensar que será o champô que lhe vai salvar disso mas não, só mesmo o corte.

4. Abusar nos produtos químicos: Para quem faz alisamento ou para quem pinta o cabelo (que é o meu caso) tem de respeitar o tempo de pausa até poder repetir. Quanto a óleos e afins vocês devem de ter em conta aquilo que é realmente essencial para o vosso cabelo ser saudável por isso nada de comprar montes de produtos, apenas é necessário terem: protector de calor, creme ou óleo para evitar o frizz e spray/óleo como finalizador. Não se esqueçam de não abusar nos cremes e óleos!
Nota: Os óleos são apenas para serem usados depois de já terem secado ou esticado o vosso cabelo, se usarem antes irão queimar os fios. 

5. Andar sempre com o cabelo apanhado: Se gostam de andar de cabelo apanhado devem de saber que estão a quebrar os fios do vosso cabelo o que vai fazer com que ele não cresça. Se têm de parar de apanhar o cabelo? Não, apenas não usem elásticos muito apertados. Também evitem andar com ele todo o dia apanhado.


Espero que tenham gostado!
Já tinham conhecimento destes erros? Quantos cometem?

You Might Also Like

57 comentários

  1. adorei, tas muito certa mesmo!
    beijinhos
    www.pinkisthenew-black.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas! Eu só não posso usar a de não escovar com cabelo molhado. Meu cabelo é cacheado e molhado é o único jeito que posso pentear ele sem estragar os cachos. De outra forma, fico uma bruxa rsrsrs.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / LAYOUTS GRÁTIS / Grupo MBB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito ahah tenho uma amiga que tem caracóis e ela também tem de ter esses mesmos cuidados :)

      Eliminar
  3. Adorei a publicação, tens toda a razão! Infelizmente cometo alguns desses erros!

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas nós fazemos nem que seja pelo menos 1 ahah

      Eliminar
  4. achei super interessante este artigo.. eu sofro de cabelo seco e ja nao sei mais o que fazer.. nao uso secador nem pranchas ... faco mascaras uso oleo todos os dias... mas nao ha maneira... eu acho que a agua aqui nao ajuda :)

    nova seguidora... beijinho

    YOUTUBE MORE_ELI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que só mesmo certas máscaras é que poderiam ajudar mas o meu não é seco por isso também não sei como te ajudar :(
      Obrigada! <3

      Eliminar
  5. Este post foi super útil, tento não cometer muitos erros com o meu cabelo!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  6. excelentes dicas , muitas delas conhecia e faço . Só não sabia dessa da camisola de algodão em vez da toalha . Gostei muito mesmo do post ;)
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  7. Tens aí excelentes dicas que não conhecia. Excelente post.

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  8. Excellent post, I follow you :)
    Visit my blog if you want ♥

    Jana Lukic

    ResponderEliminar
  9. Eu noto imenso que o meu cabelo se habitua aos champôs! Normalmente, quando acaba um, experimento logo outra gama *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou alternando, tenho 2/3 diferentes sempre ahah
      Beijinhos <3

      Eliminar
  10. Este post é tãooo útil, até apetece guardar todas estas ideias! A que mais me admirou foi a de pentear o cabelo molhado, eu fazia isso tantas vezes *o*
    Segui o blog, gostei imenso! :D
    Beijinho,

    www.maumaria00.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ainda o faço mas sou mais cuidadosa agora, muito obrigada!! Beijinhos <3

      Eliminar
  11. Eu confesso que ainda peco por secar o cabelo com a toalha, mas tento sempre ser cuidadosa!
    Já estou a seguir :)
    www.thepinkelephantshoe.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já só retiro o excesso nas pontas e desde que deixei de esfregar que noto que já não tenho tanto frizz. Também já estou a seguir :)

      Eliminar
  12. Amei !!!

    Estou amando ler seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...

    Parabéns !!

    Samara Lima

    Colaboradora do Blog Oficial resultadolotofacil.eco.br

    ResponderEliminar
  13. Adorei bastante tem ai alguns que ah vezes que fazemos
    mas gostei da tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  14. hoje em dia já não cometo esses erros mas tive mesmo de aprender a não cometer devido a uma descoloração mal feita! :( fiquei com o cabelo tão fraco que se fizesse asneira ficava sem cabelo :(

    mas achei este post super produtivo!

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não descolorei o meu devido a isso, pode correr mal :(
      Obrigada! <3

      Eliminar
  15. Um post super interessante mesmo!
    Eu também cometo alguns desses crimes...

    Não conhecia o blog, mas já o estou a seguir :)
    Beijinhos

    <a href="https://mybeautyconspiracy.blogspot.pt/>My beauty Conspiracy</a>

    ResponderEliminar
  16. Excelentes dicas!acho que cometo quase todos os erros rsrs,vou ter cuidado daqui por diante,amei o post.Bjs

    ResponderEliminar
  17. Boa noite,

    Gostei muito das dicas!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  18. Eu cometia esses erros, hoje não mais.

    ResponderEliminar
  19. Muito boas as suas dicas para cuidar dos fios, algumas eu já faço e sigo a risca, outras ainda não consigo me adaptar rs,
    Adorei o seu blog... já estou seguindo,
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não consigo em algumas ahah Obrigada! :)

      Eliminar
  20. Mas que boas dicas, adoro posts sobre cabelo :) É muito difícil não lavar o cabelo todos os dias... muitas vezes quando está feio é a solução mais "eficaz"
    Comecei a seguir também :)
    Beijocas
    Get it Sis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu quando está feio apenas o estico e está feito ahah Obrigada Raquel também já te estou a seguir, beijinhos :)

      Eliminar
  21. Adorei as dicas, antes eu sempre lavava os cabelos todos os dias, e descobrir que não era o certo, eu não sabia que pentiar o cabelo ainda molhado não podia, obrigada pelas dicas. Sucesso

    ResponderEliminar
  22. Fiquei mesmo contente! De todos esses erros, só cometo o de pentear o cabelo com ele molhado, mas esse é um bocado impossível para mim... depois de seco fica todo despenteado :D
    Gostei muito do post!
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também é impossível mas dá para pentear na mesma, tem é de ser suavemente e com pente de dentes largos :) Obrigada! <3

      Eliminar
  23. Agree with you completely. I try not to do most of those things. :)

    Kathy's delight I Instagram I Facebook

    ResponderEliminar
  24. Adorei estas dicas, já sabia que não se devia lavar o cabelo todos os dias, mas descobri neste post vários erros que cometo com o meu cabelo e vou passar a seguir as tuas sugestões de certeza :)
    Segui o blog, beijinho!
    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
  25. Surpreendentemente eu não cometo nenhum desses erros! Excepto descolorar e pintar o cabelo, mas mesmo assim tenho imenso cuidado com isso :)
    Muito obrigada pelo comentário <3

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Adorei as dicas vi que estava cometendo vários erros já vou corrigir todos !Parabéns pela matéria ficou muito boa

    ResponderEliminar
  27. Gente como assim usar o mesmo shampoo estraga o cabelo?!! Não sabia disso, adorei seu post muito bem explicado e até agora não havia visto nada parecido, amei de verdade, mas ainda estou chocada com o shampoo kkkk

    -Beijoss

    ResponderEliminar
  28. estou te seguindo flor seguir de volta,http://cantinhodachris583.blogspot.com.br/,beijos.

    ResponderEliminar
  29. Bem bacana o post. Cometo vários desses erros. Vou agora tentar me policiar e não cometê-los mais. Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  30. Eu agora que comecei a cuidar dos meus cabelos eles são bem crespos e eu usava tranças sinteticas e agora resolvi assumir meus cachos mas to aprendendo a cuidar deles e seu post vai ajudar bastante pois tem dicas maravilhosas amei beijos da Ju

    ResponderEliminar
  31. Olá!
    Super interessante estas sugestões.
    Beijo com Amor ♥
    FRS Blog | Fabiana Ribeiro da Silva
    www.afabianasilva.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião, é sempre importante.