URBEX: Hotel Abandonado

por - novembro 03, 2015

Já tinha feito este post, mas como mudei completamente o meu blog, apaguei. Achei que devia de o voltar a publicar de uma maneira diferente e então aqui está, um pouco da história de um hotel abandonado e algumas das fotos que tirei.
hotel abandonado urbex neuzaalexa

Quando era mais nova morava bastante perto da zona em que este hotel se encontra, antigamente nem se via muita coisa, só o hotel em si ao fundo do terreno, o resto estava meio escondido entre as árvores, mas sempre me deu vontade de lá entrar.

corredor de hotel abandonado urbex neuzaalexa

Apenas sabia que era um hotel que estava abandonado à muito tempo, que o meu pai já tinha frequentado a piscina no tempo em que ainda funcionava e nada mais.

hotel abandonado urbex neuzaalexa

Peguei na minha máquina fotográfica e decidi aventurar-me, fotografei tudo e mais alguma coisa mas continuava curiosa e queria saber realmente a história do local, dediquei ainda algum tempo a fazer pesquisas de locais abandonados e as suas histórias para depois publicar no meu blog antigo (que era apenas sobre fotografia). Uma das pesquisas foi obviamente sobre este local, o Muxito.

piscina de hotel abandonado urbex neuzaalexa

Então vim a saber que este hotel era de luxo e foi, um dos melhores de Portugal nos anos 60. Foi inaugurado em 1956 e funcionou até ao princípio dos anos 70.

hotel abandonado urbex neuzaalexa

Situa-se no concelho do Seixal, era constituído por o hotel em si, 13 vivendas dispersas pelo bosque, apartamentos em volta da piscina, restaurante, discoteca, campos de ténis, lagos artificiais para as pessoas andarem de barco a remo, uma pequena praça de touros e, a primeira piscina olímpica a ser construída com uma prancha de saltos com 10 metros de altura. Mais de metade das coisas já não são visíveis devido a terem cortado a propriedade com uma estrada.

corredor asombrado de hotel abandonado urbex neuzaalexa

Os turistas deslocavam-se de motorizadas na propriedade, devido a ser enorme.
Mas apesar do Muxito ter sido um projecto lucrativo, teve de ser fechado devido a estar associado a outro tipo de negócios (não se sabe ao certo quais) do proprietário.
Mais tarde, foi adquirido por uma empresa que pertencia a uma mulher que tinha fugido da sua terra natal devido à invasão alemã.

hotel abandonado urbex neuzaalexa

Pretendiam abrir novamente o Muxito e estavam a pensar em fazer mais um hotel entre outras obras, uma delas o primeiro grande centro comercial do país mas o projecto não passou do papel. O hotel foi ocupado por grupos revolucionários que roubaram o seu recheio.

hotel abandonado urbex neuzaalexa

Instalaram campos de treino, basicamente um lugar que servia para descontrair foi transformado num local de tiroteio onde se instalou a violência e o terror, isto tudo antes do 25 de Abril. Entretanto a proprietária faleceu e dos 9 hectares que ainda sobrevivem não há capacidade financeira para reconstruir o Muxito, que na minha opinião é uma pena.

piscina de hotel abandonado urbex neuzaalexa

Desde o 25 de Abril que o hotel é vandalizado devido ao seu abandono.
Neste momento, já algumas vivendas da propriedade estão ocupadas ilegalmente e os terrenos a ser cultivados para próprio consumo.

hotel abandonado urbex neuzaalexa

Tem sido o local onde vão “dar umas voltas” uns quantos casais, também já foi usado para cenário de filmes e vídeo clips, e como é óbvio de fotógrafos que não resistem a lá entrar.
Enquanto pesquisava, vim a saber também que um casal americano foi morto numa das vivendas do hotel, dizem ter sido assassinados e nunca souberam realmente o que aconteceu, apenas que os filhos foram deixados vivos.

hotel abandonado urbex neuzaalexa

Sou sincera o hotel na minha opinião não é assustador, e não descobri assim nada de mais enquanto fazia a pesquisa, no entanto uma jornalista chamada Teresa Fidalgo escreveu um livro "Histórias de um Portugal Assombrado" em que fala deste hotel (entre outros locais em Portugal), terei de o ler para saber se há alguma coisa que me tenha escapado e talvez fazer um segundo post.
Estou a pensar em fazer mais posts deste género, baseados em ruínas, (Abandoned places) fiquem atentos e espero que gostem.


REDES SOCIAIS:

Instagram || Twitter || Tumblr || Página || Youtube


You May Also Like

16 comentários

  1. Que lugar belo!
    Espero um dia também me aventurar em lugares assim, acho incrível como a natureza vai recuperando o que costumava ser dela...
    Parabéns pelo novo layout, ficou realmente mais bonito <3

    ResponderEliminar
  2. Mas que história :o Gostava de visitar um sítio assim :))

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotos e a história sobre o hotel! :D

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro o teu blogue, fico á esperda de mais posts

    ResponderEliminar
  5. Brutal! Um bom sitio para se fazer uma sessão fotográfica :)
    Gosto de saber as histórias por trás desses lugares.

    Beijinhos
    Www.confissoesdos20etais.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas! Por acaso é um dos meus sítios preferidos para fazer sessões :)

      Eliminar
  6. Achei muito interessante a história do Hotel, principalmente a maneira clara em que abordou o assunto e mais ainda seus registros fotográficos, é de uma qualidade excelente, parabéns gostei muito mesmo...

    Gostaria de aproveitar o momento e lhe convidar para conhecer o meu blog, espero que goste>

    Ana Paula Marçal

    http://penteadeiradaanapaula.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do post, gostaria de conhecer lugares assim, acho bem interessante. Parabéns!

    http://fa-shionlover.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Suas fotos são muito bonitas, parabéns!

    Xoxo :*
    www.isabelamingues,blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Vi seus trabalhos e me apaixonei <3 quer ser minha fotógrafa ? kkkkkk sou tão apaixonada por fotografia como você, pretendo fazer um curso ainda. Seu blog é lindo e estou apaixonada pelo o teu trabalho.
    umblogindie.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh muito obrigado!! Também estou num curso, se gostas realmente de foto então tira, vais aprender bastante :)

      Eliminar
  10. Antes de mais parabéns pelo trabalho fotográfico! Embora não seja de todo o meu forte e não tenha quaisquer conhecimentos no ramo, os olhos não olham a conhecimento mas sim a beleza e as suas fotos enchem a vista de forma bastante agradável. Porém, gostava de fazer um pequeno reparo que achei oportuno.
    O Hotel Muxito foi ocupado após Abril de 74 e não antes. Foi, pelo que tive conhecimento, a 7 de Março de 1975 pela Frente Socialista Popular (FSP) e a Liga de Unidade e Acção Revolucionário (LUAR), entre outros que deram origem ao movimento "Comuna Che Guevara".
    Não me leve a mal o reparo, mas todos procuramos o conhecimento e como eu também ando à procura do meu e pelo trajecto deparei-me com o seu blog e estas fantásticas fotos, achei que podia perder um pouco de tempo e dar-lhe algum do conhecimento que adquiri na minha demanda.
    Obrigado pelas fotografias, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  11. O nome da jornalista é Vanessa Fidalgo.

    ResponderEliminar

Tens uma opinião a dar? Deita-a cá para fora nos comentários!