abandoned places explore

Explore: Abandoned Hotel

novembro 03, 2015N E U Z A A L E X A

Já tinha feito este post, mas como mudei completamente o meu blog, apaguei. Achei que devia de o voltar a publicar de uma maneira diferente e então aqui está, um pouco da história de um hotel abandonado e algumas das fotos que tirei.
neuzaalexa

Quando era mais nova morava bastante perto da zona em que este hotel se encontra, antigamente nem se via muita coisa, só o hotel em si ao fundo do terreno, o resto estava meio escondido entre as árvores, mas sempre me deu vontade de lá entrar.

neuzaalexa

Apenas sabia que era um hotel que estava abandonado à muito tempo, que o meu pai já tinha frequentado a piscina no tempo em que ainda funcionava e nada mais.

neuzaalexa

Peguei na minha máquina fotográfica e decidi aventurar-me, fotografei tudo e mais alguma coisa mas continuava curiosa e queria saber realmente a história do local, dediquei ainda algum tempo a fazer pesquisas de locais abandonados e as suas histórias para depois publicar no meu blog antigo (que era apenas sobre fotografia). Uma das pesquisas foi obviamente sobre este local, o Muxito.

neuzaalexa

Então vim a saber que este hotel era de luxo e foi, um dos melhores de Portugal nos anos 60. Foi inaugurado em 1956 e funcionou até ao princípio dos anos 70.

neuzaalexa

Situa-se no concelho do Seixal, era constituído por o hotel em si, 13 vivendas dispersas pelo bosque, apartamentos em volta da piscina, restaurante, discoteca, campos de ténis, lagos artificiais para as pessoas andarem de barco a remo, uma pequena praça de touros e, a primeira piscina olímpica a ser construída com uma prancha de saltos com 10 metros de altura. Mais de metade das coisas já não são visíveis devido a terem cortado a propriedade com uma estrada.

neuzaalexa

Os turistas deslocavam-se de motorizadas na propriedade, devido a ser enorme.
Mas apesar do Muxito ter sido um projecto lucrativo, teve de ser fechado devido a estar associado a outro tipo de negócios (não se sabe ao certo quais) do proprietário.
Mais tarde, foi adquirido por uma empresa que pertencia a uma mulher que tinha fugido da sua terra natal devido à invasão alemã.

neuzaalexa

Pretendiam abrir novamente o Muxito e estavam a pensar em fazer mais um hotel entre outras obras, uma delas o primeiro grande centro comercial do país mas o projecto não passou do papel. O hotel foi ocupado por grupos revolucionários que roubaram o seu recheio.

neuzaalexa

Instalaram campos de treino, basicamente um lugar que servia para descontrair foi transformado num local de tiroteio onde se instalou a violência e o terror, isto tudo antes do 25 de Abril. Entretanto a proprietária faleceu e dos 9 hectares que ainda sobrevivem não há capacidade financeira para reconstruir o Muxito, que na minha opinião é uma pena.

neuzaalexa

Desde o 25 de Abril que o hotel é vandalizado devido ao seu abandono.
Neste momento, já algumas vivendas da propriedade estão ocupadas ilegalmente e os terrenos a ser cultivados para próprio consumo.

neuzaalexa

Tem sido o local onde vão “dar umas voltas” uns quantos casais, também já foi usado para cenário de filmes e vídeo clips, e como é óbvio de fotógrafos que não resistem a lá entrar.
Enquanto pesquisava, vim a saber também que um casal americano foi morto numa das vivendas do hotel, dizem ter sido assassinados e nunca souberam realmente o que aconteceu, apenas que os filhos foram deixados vivos.

neuzaalexa

Sou sincera o hotel na minha opinião não é assustador, e não descobri assim nada de mais enquanto fazia a pesquisa, no entanto uma jornalista chamada Teresa Fidalgo escreveu um livro "Histórias de um Portugal Assombrado" em que fala deste hotel (entre outros locais em Portugal), terei de o ler para saber se há alguma coisa que me tenha escapado e talvez fazer um segundo post.
Estou a pensar em fazer mais posts deste género, baseados em ruínas, (Abandoned places) fiquem atentos e espero que gostem.


REDES SOCIAIS:

Instagram || Twitter || Tumblr || Página || Youtube


You Might Also Like

16 comentários

  1. Que lugar belo!
    Espero um dia também me aventurar em lugares assim, acho incrível como a natureza vai recuperando o que costumava ser dela...
    Parabéns pelo novo layout, ficou realmente mais bonito <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente muito bonito, muito obrigado <3

      Eliminar
  2. Mas que história :o Gostava de visitar um sítio assim :))

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotos e a história sobre o hotel! :D

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro o teu blogue, fico á esperda de mais posts

    ResponderEliminar
  5. Brutal! Um bom sitio para se fazer uma sessão fotográfica :)
    Gosto de saber as histórias por trás desses lugares.

    Beijinhos
    Www.confissoesdos20etais.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas! Por acaso é um dos meus sítios preferidos para fazer sessões :)

      Eliminar
  6. Achei muito interessante a história do Hotel, principalmente a maneira clara em que abordou o assunto e mais ainda seus registros fotográficos, é de uma qualidade excelente, parabéns gostei muito mesmo...

    Gostaria de aproveitar o momento e lhe convidar para conhecer o meu blog, espero que goste>

    Ana Paula Marçal

    http://penteadeiradaanapaula.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do post, gostaria de conhecer lugares assim, acho bem interessante. Parabéns!

    http://fa-shionlover.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Suas fotos são muito bonitas, parabéns!

    Xoxo :*
    www.isabelamingues,blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Vi seus trabalhos e me apaixonei <3 quer ser minha fotógrafa ? kkkkkk sou tão apaixonada por fotografia como você, pretendo fazer um curso ainda. Seu blog é lindo e estou apaixonada pelo o teu trabalho.
    umblogindie.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh muito obrigado!! Também estou num curso, se gostas realmente de foto então tira, vais aprender bastante :)

      Eliminar
  10. Antes de mais parabéns pelo trabalho fotográfico! Embora não seja de todo o meu forte e não tenha quaisquer conhecimentos no ramo, os olhos não olham a conhecimento mas sim a beleza e as suas fotos enchem a vista de forma bastante agradável. Porém, gostava de fazer um pequeno reparo que achei oportuno.
    O Hotel Muxito foi ocupado após Abril de 74 e não antes. Foi, pelo que tive conhecimento, a 7 de Março de 1975 pela Frente Socialista Popular (FSP) e a Liga de Unidade e Acção Revolucionário (LUAR), entre outros que deram origem ao movimento "Comuna Che Guevara".
    Não me leve a mal o reparo, mas todos procuramos o conhecimento e como eu também ando à procura do meu e pelo trajecto deparei-me com o seu blog e estas fantásticas fotos, achei que podia perder um pouco de tempo e dar-lhe algum do conhecimento que adquiri na minha demanda.
    Obrigado pelas fotografias, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  11. O nome da jornalista é Vanessa Fidalgo.

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião, é sempre importante.

Contact me